A VINCI Energies, através da marca Axians, estabeleceu um memorando de entendimento com o Município de Lisboa para a concretização de um projeto piloto de requalificação energética e otimização da gestão do sistema de iluminação do Parque Urbano da Bela Vista, recorrendo a tecnologia LED e a sistemas de supervisão e regulação de fluxo.
Esta parceria visa também compensar as emissões carbónicas associadas à realização de um conjunto de eventos corporativos da marca na cidade de Lisboa, do qual é exemplo a mais recente Axians Global Convention 2023, que reuniu mais de 400 representantes da marca, oriundos de 35 países.
Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies em Portugal, sublinhou: “É com um enorme orgulho que assumimos este compromisso com o Município de Lisboa. Poder apresentar ao nosso ecossistema internacional um país virado ao futuro e ao mundo, acolhendo em Lisboa vários eventos críticos para o nosso desenvolvimento tem sido parte da nossa forma de estar. Porém, somos igualmente comprometidos com as pessoas e o planeta. A nossa responsabilidade ambiental, e cívica, faz-nos assumir este compromisso com o Município. Esperamos que o Parque Urbano da Bela Vista seja um exemplo para a cidade e para o país. Mais um passo para um mundo mais eficiente e inteligente, mais sustentável e humano”.
A assinatura desta parceria teve lugar no Axians Global Convention 2023 e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que destacou que “Lisboa está a caminho de se tornar uma das 100 primeiras cidades neutras em carbono da Europa até 2030. E alcançaremos esse objetivo convosco. O vosso exemplo mostra como os governos locais podem cooperar com o setor privado para fazer a diferença na vida das pessoas, para promover mudanças positivas e disrupção”.
O Município de Lisboa está empenhado na transição energética da cidade e na concretização de políticas e medidas que permitam atingir a neutralidade climática até 2030 e em constituir-se como um centro de experimentação e inovação no domínio da ação climática.
O acordo agora estabelecido com a VINCI Energies – através da marca Axians – decorre da vontade da Câmara Municipal de Lisboa em fomentar parcerias facilitadoras de compromissos e responsabilidade partilhada para a transição climática, envolvendo ativamente entidades públicas e privadas, centros de investigação, organizações não governamentais e os cidadãos.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa explicou que esta parceria vai permitir mudar mais de 200 luminárias hoje existentes no Parque da Bela Vista para tecnologia LED, “uma ação simples que vai reduzir em 84% o consumo de energia daquele que é um dos maiores parques públicos da cidade” e que, num momento posterior, a Autarquia pretende alargar às ruas de Lisboa.